tomografia computadorizada
SUMÁRIO
Introdução..............................................................................................
Desenvolvimento.......................................................................................
Conclusão.........................................................................................................
Bibliografia Tomografia Computadorizada, Arnaldo Prata Mourão
INTRODUÇÃO
A Tomografia Computadorizada é algumas vezes comparada á tomografia convencional, porque o tubo de raios x e os detectores de dados se movem em relação ao paciente durante a obtenção de imagens. Esse movimento resulta na demonstração de um “corte” de anatomia em foco claro.
A mesma pode ser definida como um exame radiológico exibido como imagens tomográficas finas de tecidos e conteúdo corporal, representando reconstruções matemáticas assistidas por computador.
A primeira utilização diagnóstica ocorreu no ano de 1971 para visualizar um tumor cerebral em uma mulher de 41ano. A geração de imagens de corte do cérebro foi o grande interesse inicial no desenvolvimento dos aparelhos de tomografia computadorizada.
GERAÇÕES DE EQUIPAMENTOS DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
Aparelho de Tomografia Convencional
A tomografia linear, também conhecida como PLANIGRAFIA, foi a primeira radiografia convencional que permitiu a geração de uma imagem de corte anatômico e o desenvolvimento de aparelhos de tomografia convencional e, mais tarde, dos aparelhos de tomografia computadorizada. A tomografia convencional é uma técnica realizada através de um aparelho de raios X cujo tubo emite o feixe de raios X enquanto se desloca em um determinado eixo. Simultaneamente, o filme de registro de imagem move-se em sentido contrário e de forma sincronizada, num mesmo eixo, e, entre o