Artigo Guilherme Papa
Guilherme Santa Helena Papa1
Universidade Feevale
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise de como a violência contida em alguns jogos digitais influenciam no comportamento social dos jogadores. Farei uma breve descrição histórica dos jogos digitais bem como dos violentos. A partir desta, analiso a influência que esta tem em seu comportamento, através dos estudos de Lynn (2004) e Gentile e Anderson (2003).
Palavras chave: jogos digitais, violencia, comportamento.
Abstract:
This study aims to analyze how the violence contained in some digital games influence the social behavior of the players. I will make a brief historical overview of violent digital games as well the violent ones. From this, From this, I analyze the influence that this has on their behavior, studies by Lynn (2004) and Gentile and Anderson (2003).
Keywords: digital games, violence, behavior.
1. Introdução
Desde o lançamento do jogo Pong (1972), os jogos digitais evoluiram de uma simples plataforma de entretenimento, para algo que hoje se insere na vida do jogador. A idéia de poder estar na pele de heróis lendários ou soldados de guerra faz com que muitas pessoas levem muito mais a sério algo que alguns consideram um “brinquedo”.
Na década de 90 houve um grande salto tecnológico, especialmente na área da informática. Com a chegada dos Computadores Pessoais e da Internet proporcionou-se a criação de um mundo novo, virtual mas sem deixar de ser real.
Com a evolução da narrativa e mecânicas de jogo cada vez mais imersivas, surge sempre o debate se os jogos digitais podem influenciar os jogadores a ter comportamentos semelhantes aos vividos no jogo, e se de fato aquilo muda seu caráter ou não.
Os jogos digitais foi a mídia de entretenimento que mais dominou a atenção das crianças desde sua origem. O tempo que uma criança / adolescente passa jogando jogos digitais preocupa as vezes pais e psicólogos, pelo fato de poder estar