Violência nas salas de aula
SEVERINA ADRIANA DE SOUZA
RA 310105690
PROJETO DE PESQUISA
SÃO PAULO 2012
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
CONFLITOS NA ESCOLA: O ALUNO QUE PRATICA A VIOLÊNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR
Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade Nove de Julho, sob orientação da Professora Mestre Viviani Anaya, como requisito parcial para a conclusão do curso de Pedagogia.
São Paulo 2012
SUMÁRIO
1. Tema
2. Título
3. Apresentação/introdução
4. Justificativa
5. Problematização
6. Objetivos
7. Hipótese
8. Metodologia
9. Referencial teórico
10. Considerações Finais
11. Referências Bibliográficas
TEMA: Violência
TÍTULO: Conflitos na escola: o aluno que pratica a violência no âmbito escolar
INTRODUÇÃO
Observando o cotidiano escolar, pude perceber que a ação docente, não raro, perpetuava o fenômeno da reprodução social, sobretudo no que tange a violência sofrida por uma parcela das crianças, sobretudo na parcela dominada da população.
Entender, a partir do ponto de vista sociocultural, como acontece essa dominação, é a grande premissa deste trabalho de pesquisa. Compreender, sobretudo, como esse aprendizado subordinado e conformado vai se transferindo para a vida adulta, transmitindo um modelo de educação a ser seguido pelas gerações e visto como o padrão aceito pela sociedade.
Os encarregados desse papel de manutenção da ordem social encaram a massa de indivíduos como prováveis delinquentes por suas libertinagens. Assim, empenham-se em atemorizar e os manter dentro dos padrões mínimos de moralidade. A sociedade brasileira vive hoje uma crise educacional; os profissionais da educação reclamam que perderam sua função – que é a de ensinar. A depredação do ambiente escolar, agressão física e moral, estão colocando em risco