Violência em sala de aula
Adriana Alves de Lima
Gestão da Sala de Aula Frente ao Fenômeno da Violência Social
(Pontos de vista da docência)
São Paulo
2014
Adriana Alves de Lima
Gestão da Sala de Aula Frente ao Fenômeno da Violência Social
Professor orientador: Ms. Petrônio Pereira de Souza.
São Paulo
2014
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE TABELA E CRONOGRAMA
DEDICATÓRIA
Dedico esta pesquisa aos profissionais da educação e da formação de profissionais em nível de graduação, agradecendo, desde já, o apoio e orientação dos meus mestres neste curso de graduação de Enfermagem.
“O que é a história, senão uma fábula que os vencedores contam?”
(Napoleão Bonaparte)
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Diante da grande desigualdade social, a universalização do acesso à educação prevalece como relevância social no contexto da educação brasileira. Apesar de ter um ensino obrigatório que a garante o processo de democratização e acesso ao ensino no público, ocorre que estudantes evadem, reprovam ou são vítimas do fracasso escolar, tendo assim, um retrato do país da não garantia da escolarização na faixa etária e continuidade e permanência no ensino de qualidade. “Na perspectiva neoliberal, é muito comum jogar para a escola questões não resolvidas pela sociedade como a inclusão social, o desemprego, a falta de oportunidade para os jovens e adolescentes, imprimindo-lhe um caráter redentor” (FELDMANN, 2000, p.78).
Estes fatores responsáveis por essa situação demonstra nas pesquisas e estudos realizados sobre o panorama da América Latina um estudo comparativo onde destaca o sistema de avaliação da qualidade da educação.
Em 2008, o instituto apresentou os resultados de uma nova pesquisa que avaliou a realidade de quase 200 mil estudantes de 3.000 escolas, agora envolvendo 16