Plano de Aula
Cultura de Paz e Prevenção ás violências na escola – Bullying.
Não é fácil conceituar o termo violência. Principalmente, quando a palavra nos remete a situações como crime, assassinatos, brigas e outros mais. Contudo, a violência também se manifesta de outros modos que não implica somente lesões corporais e nem mortes.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), violência é o uso intencional da força física ou do poder, real ou potencial, contra si próprio, contra outras pessoas ou contra um grupo uma comunidade, que resulte ou tenha grande possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação.
Infelizmente atualmente convive-se nas escolas com inúmeras situações de violência e a melhor forma de evitar estes problemas é levar até a sala aula propostas voltadas a prevenção a todo tipo de violência.
2. Justificativa
A violência está inserida também no contexto escolar e atualmente tem sem falado muito sobre o bullying. E sabe-se que esse é o tipo mais comum de violência dentro das escolas.
A palavra bullying é de origem inglesa e significa “intimidação” ou “amedrontamento” e até hoje não existe uma palavra para definir bullying em português, mas pode-se utilizar termos como “violência moral” ou “maltrato entre pares”.
O bullying é caracterizado por intimidação, humilhação ou difamação de uma pessoa e trata-se de um fenômeno de grupo em que a agressão acontece entre pessoas que tem aproximadamente a mesma idade e que convivem em um mesmo espaço.
No mundo digital o bullying esta também presente e é chamado de cyberbullying onde as agressões ocorrem pelas redes sociais como facebook, twitter, sites, blogs, e-mails, celulares e outros meios a mais.
O bullying é considerado um tipo de violência cruel que pode levar a outros tipos de violências.
Nas escolas o bullying se tornou a violência mais praticada e a partir disso pensou-se em preveni-la inserindo atividades preventivas e