Violência na escola
A questão da violência na escola é hoje um problema mundial, todavia, não desejamos de forma parcializada reduzir o conceito de violência escolar, tornando para análise apenas os atos mais agravantes, e sim, todo e qualquer ato que venha a desmoralizar o indivíduo dentro da escola, pois, em nossa percepção esta seria insuficiente para uma discussão mais profunda do tema, uma vez que, na nossa realidade esses atos de agressividade vêm sendo cada vez mais praticados pelos nossos educandos.
A sociedade mundial tem sido um pouco indiferente relativamente aos seres que são socialmente frágeis e muitas vezes adotam condutas violentas como forma de proteção e/ ou imitação. A violência nas escolas não é um fenômeno novo. Todavia tem vindo a assumir proporções tais que a escola não sabe que medidas tomar para sanar este problema.
Essa questão que sempre nos causa preocupação enquanto profissionais da educação nos apresentam algumas situações como: os casos de alunos que se negam a realizar suas atividades e de outros, como crianças agressivas e agressoras, até mesmo por que assistem agressões entre seus familiares. Todo indivíduo possui uma família, independente de ser ela a desejável ou não. A importância da família na vida do ser humano é indizível, vez que é a partir dela que o homem adquire os seus primeiros conceitos que formarão ao longo do tempo, às pilastras de seu caráter, servindo como base orientadora para inúmeros cominhos que a vida imporá durante sua trajetória.
Dentro de nossa realidade (Escolas Maria Quitéria e Tiradentes) presenciamos cenas das mais variadas referentes à agressividade, sendo que esses atos ocorrem nas salas de aula, e principalmente na hora do intervalo (recreio), tendo como características: agressões verbais, físicas, psicológicas.
Desse modo, procuraremos aprofundar os conhecimentos em torno dessa temática, com o intuito de conhecer como a Escola Municipal do Ensino Fundamental Maria Quitéria e Tiradentes irá se