Trabalho precoce
TEMA: EVASÃO: A CONSEQUÊNCIA DE UM TRABALHO PRECOCE / COTRIBUINDO PARA A PERMANÊNCIA.
DISCENTES: JOANTER, PAULO, LUCIANO, MARCOS E NIVALDO.
ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL MARIA QUITÉRIA.
APRESENTAÇÃO:
O estudo para esse projeto surgiu a partir da elaboração da pesquisa sobre a “Caracterização Escolar” realizado na E.M.E.F. (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Maria Quitéria, do município de ALCOBAÇA-BA, onde foi detectado um alto nível de “Evasão”.
O presente projeto tem por finalidade detectar causas específicas em relação à “evasão” na perspectiva da “Conseqüência de um trabalho precoce / na Contribuição para a permanência” do aluno na escola, pois, é um problema que está em evidência no âmbito nacional e principalmente em localidades menos favorecidas como Zonas Rurais. Nesse caso, a abordagem do projeto de estudo foi feita no sentido de encontrar uma forma de solucionar ou minimizar o índice de evasão escolar.
Desse modo, focáramos o estudo buscando oferecer subsídios através da análise de dados que serão aplicados com alunos da escola.
Considerou-se de grande importância na realização do projeto uma revisão em artigos e obras de Paulo Freire.
OBJETIVO GERAL:
Oferecer subsídios que contribua para a permanência do corpo discente na escola, através de ações efetivas que vá de encontro com as causas possíveis de evasão na escola Maria Quitéria.
METODOLOGIA:
O projeto de pesquisa será de caráter exploratório e sugestivo, tendo como partida o esforço de compreensão das causalidades do objeto de estudo.
Mediante aos esforços de compreensão aplicaremos ações que auxiliarão o processo analítico de dados, através de leituras, pesquisas, coleta de dados e palestras referentes ao tema abordado.
PROGRAMAÇÃO:
1º) Revisitar a pesquisa de “Caracterização Escolar”;
2º) Reunião do grupo para fazer a revisão bibliográfica (leitura de livros e artigos);
3º) Reunião pra apresentar/sugerir a proposta