TRABALHO DE CASTRA O PRECOCE
1º SEMESTRE
TURMA A2
PRÁTICAS AMBULATORIAIS EM MEDICINA VETERINÁRIA
CASTRAÇÃO PRECOCE
TAIS SOARES DOS SANTOS RA: 2496825469
PROFESSORA: SALMA VALLE
CAMPINAS/SP
INTRODUÇÃO
Há algum tempo atrás a castração era realizada apenas como método de esterilização (método onde eram feitos apenas a laqueadura nas fêmeas, e a vasectomia nos machos), já nos dia de hoje a castração que antes eram feitas depois do primeiro cio, passaram a ser feitas também antes do primeiro cio, em animais de seis a oito semanas de vida, este tipo de castração se dá o nome de castração precoce, ela é feita antes da puberdade e apresentam suas vantagens.
Não podemos ignorar a importância da castração em modo geral, porém devemos dar mais atenção ainda á castração precoce diante da qualidade de vida que o animal terá, pois ela previne que o animal tenha futuramente inúmeros tipos de doença.
Neste trabalho será apresentado as vantagens de uma forma geral, e algumas desvantagens caso a rotina do animal não seja controlada.
,
CASTRAÇÃO PRECOCE
Provavelmente todos já ouviram falar que cadelas e gatas devem ser castradas apenas depois do seu primeiro cio, e que os machos devem cruzar pelo menos uma vez antes de passar pela castração. Porém poucos sabem que a castração precoce, ou seja a castração feita antes da puberdade já é feita, e que apresenta suas vantagens.
Uma das principais vantagens da castração precoce é a queda da incidência para 0,5% da principal doença reprodutiva O TUMOR DE MAMA.
É comprovada que a incidência cai quando o animal é castrado antes do primeiro cio, porém está incidência vai diminuindo com o tempo.
A castração precoce além de prevenir o tumor de mama, ela também previne quase todos os tumores relacionados ao sistema reprodutivo, como por exemplo, a doença sofrida por animais que receberam hormônios para evitar o cio (complexo hiperplasia endometrial cística), á PIOMETRA, que se não for