Violência Contra à Mulher
Mulher
Comunicação e Prevenção: o Papel da enfermagem
O que é Violência
Contra à Mulher?
.
Violência Contra à
Mulher
Violência contra a mulher - é qualquer conduta - ação ou omissão de discriminação, agressão ou coerção, ocasionada pelo simples fato de a vítima ser mulher e que cause dano, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral, psicológico, social, político ou econômico ou perda patrimonial. Essa violência pode acontecer tanto em espaços públicos como privados.
Violência Contra à Mulher
“A violência contra as mulheres é uma manifestação de relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres que conduziram à dominação e à discriminação contra as mulheres pelos homens e impedem o pleno avanço das mulheres...” (Declaração sobre a Eliminação da Violência contra as Mulheres,
Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, dezembro de 1993).
A Conferência das Nações Unidas sobre Direitos Humanos (Viena, 1993) reconheceu formalmente a violência contra as mulheres como uma violação aos direitos humanos.
Desde então, os governos dos países-membros da ONU e as organizações da sociedade civil têm trabalhado para a eliminação desse tipo de violência, que já é reconhecido também como um grave problema de saúde pública.
Formas de Violência
Contra à contra a
Formas
de violência
Mulher
mulher
I - a violência física;
II - a violência psicológica;
III - a violência sexual
Formas de violência contra a mulher
I - a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal;
Formas de violência contra a mulher
Violência física.
CAUSAS:
O machismo;
Os amigos;
A bebida;
O estado de ânimo do homem;
Ele mesmo.
Formas de Violência
Contra à contra a
Formas
de violência
Mulher
mulher
II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que