TRABALHO RECUPERA AO
União Europeia
A União Europeia (UE) foi criada originalmente por 6 estados fundados em 1958, cresceu até aos atuais 27 estados membros. Houve cinco alargamentos sucessivos, o maior ocorreu em 1 de Maio, de 2004 ao qual 10 estados aderiam.
A União Europeia tem 27 membros desde 2007, quando a Roménia e a Bulgária aderiam. Para aderir à União Europeia, um estado precisa de satisfazer os critérios económicos e políticos, conhecidos como critérios de Copenhaga. De acordo com o tratado da União Europeia, cada estado membro e o parlamento Europeu têm de estar em acordo com qualquer alargamento.
A União Europeia é uma organização muito "pesada" porque abrange muitos países e é difícil que os 27 estados estejam sempre de acordo. De forma que tem que ter uma boa organização cuja base esta num conjunto de instituições dos quais destacamos:
Parlamento Europeu;
Conselho Europeu;
Comissão Europeia;
Tribunal de Justiça;
Banco Central;
Aderir a União Europeia tem as suas vantagens tal como desvantagens.
Vantagens:
Livre circulação de pessoas, bens, mercadorias e capitais;
Subsídios para apoiar o desenvolvimento da economia;
Existência de uma moeda única para todos os países;
Existência de novos mercados.
Desvantagens:
Dificuldades de concorrer num mercado muito competitivo sentidas especialmente na agricultura e nalguns sectores de indústria;
Dificuldade em conseguir atingir critérios de convergência económicos (défice entre outros).
União Europeia e Programas de Apoio
A União Europeia presta assistência às pequenas e médias empresas (PME) europeias. Esta assistência é disponibilizada sob diversas formas, tais como subvenções, empréstimos e, nalguns casos, garantias. O apoio está disponível diretamente ou através de programas geridos a nível nacional ou regional, como os fundos estruturais da União Europeia. As PME também podem beneficiar de uma série de medidas de assistência não financeira sob a forma de programas e de serviços de