Violência contra a mulher
Dados sobre a violência contra a mulher no Brasil.
Violência contra a Mulher
Os dados sobre a violência contra a mulher no Brasil foram coletados do Mapa da Violência de 2012 feito pelo instituto Sangari.
Pelos dados da tabela abaixo podemos perceber que o número de homicídios femininos vem aumentando constantemente desde de 1980, e que a única queda ocorreu em 2007 quando foi promulgada a lei Maria da Penha. No entanto, os dados mostram que ela não está sendo efetiva pois logo em 2008 os números aumentara alcançando os mesmos patamares de 2006.
Comparado com o resto do mundo o Brasil aparece em 7º lugar como país com a maior taxa de homicídios femininos. Um dado preocupante, já que fica a frente de outros países da América Latina, como o Peru que está em 65º lugar.
Em relação a idade dos homicídios, a maioria ocorre na idade jovem da mulher de 15 a 29 anos. Mas até os 49 anos ainda há um taxa considerável de casos.
A maioria das ocorrências de atendimentos ocorre na própria residência da mulher o que comparado com o próximo gráfico corrobora que o agressor na maioria das vezes é alguém próximo da vítima. Mas cabe ressaltar que na faixa de 15 a 29 anos sobre muitos os casos que ocorrem em vias públicas.
Além dos próximos dados mostrarem que o agressor é alguém próximo da mulher como pai, padrasto, conjugue, namorado ou ex é importante notar que o responsável pelo número de agressões contra a mulher mais velha, de 50 anos é em 70% dos casos o próprio filho.