Conflitos interpessoais
INTRODUÇÃO
Os conflitos interpessoais existem desde o início dos tempos e são uma realidade geralmente presente nas relações entre pessoas no âmbito pessoal e profissional. Eles surgem da diversidade de pontos de vista entre os indivíduos, da pluralidade de interesses, necessidades e expectativas e da diferença entre as formas de agir e de pensar de cada um dos envolvidos.
Nos últimos tempos, o sistema econômico, o mercado e a concorrência têm entusiasmado comportamentos baseados em princípios de competição, o que parece se refletir nos relacionamentos interpessoais, causando novos conflitos e acirrando disputas nos mais diversos tipos de relações.
Muitas vezes as instituições sofrem com a existência de muitos conflitos interpessoais, pois nem sempre sabem lidar com eles, e em virtude disso a harmonia dentro da organização fica ameaçada ou afetada. Em conseqüência disso, a empresa muitas vezes tem prejuízos, como por exemplo, a baixa produtividade dos colaboradores envolvidos nesta crise.
Os conflitos são importantes para o crescimento e desenvolvimento de qualquer sistema, seja ele social, político, familiar ou organizacional e saber conduzir situações conflituosas é muito importante. Na prática, o que chama a atenção é que a gestão dessas relações, muitas vezes, é resultante da visão do gestor e de sua motivação e não propriamente de conceitos teóricos sobre administração. Estudaremos neste trabalho a gestão se conflitos, suas repercussões e estilos de gestão.
CONFLITOS INTERPESSOAIS
Normalmente nas organizações os gestores e colaboradores em geral sabem o que é um conflito. No entanto, possuem dificuldade para definir o mesmo. De acordo com o livro Management, a definição de conflito é "A oposição que surge quando existe um desacordo dentro ou entre indivíduos, equipes, departamentos ou organizações"
O conflito pode ser dividido em três grupos, independentemente dos tipos de divergências de onde pode resultar o mesmo.