Administração de conflitos interpessoais
1.2
Os conflitos fazem parte do processo de evolução dos seres humanos, senão indispensável para o desenvolvimento e crescimento de quaisquer sistema seja ele familiar, social, politico e organizacional. Anos atrás, a ausência de conflitos era encarada como expressões de um ambiente bom, boas relações, sinal de competência. A presença do mesmo, era vista de forma negativo, como resultado de atitudes e comportamentos indesejáveis. Contudo, é encarado na atualidade como fonte de novas ideias, permite-nos a explorar diferentes pontos de vista, interesses e valores.
2.2
1.3 Para melhor entender, podemos conceituar conflito, de um ponto de vista positivo como “um processo onde uma das partes envolvidas percebe, que a outra parte frustrou ou irá frustrar seus interesses ” As possíveis causas que levaram ao seu surgimento:
Experiências de frustração de uma ou ambas partes
Diferenças de personalidade
Metas diferentes
Diferenças em termos de informação e percepções
Na verdade pode surgir de pequenas diferenças de opiniões, podendo agravar e atingir níveis de hostilidade destrutivos. Por meio de discussão, debate, posturas rígidas, estratégias, comportamentos desumanizados, ataques de nervos e generalizados, ocasionamos ao meio de mudanças. Porém quando reconhecido e utilizado ações corretivas poderá resolver e transformar a energia gerada do conflito em hábitos novos mais positivos.
Para lidar com conflito, faz-se necessária o conhecimento da causa, amplitude e propriedades intrínsecas para lidar e trabalhar com eles..
2.3 Existem vários tipos de conflitos, que ao serem identificados, pode auxiliar na escolha de uma estratégia segura e eficaz para administra-lo, segue a exemplo os conflitos latentes, conflitos percebidos, conflitos sentidos e conflitos manifestos. Conflitos sócias surgem em decorrência do grau de complexidade e implicação social em termos de negociação, faz-se ainda hoje o uso da violência