TCC na prática psiquiatrica
História e o Futuro das TCC's As primeiras TCC's começaram a surgir no inicio doa anos 60, embora os primeiros textos importantes sobre “modificação cognitiva do comportamento” tenha aparecido na década de 70. Esse período intermediaria refletindo a “revolução cognitiva” que havia ocorrido na disciplina Psicologia , testemunhou um dramático aumento da atenção dedicada à aplicação da teoria cognitiva a mudança de comportamento. Diversos teóricos e clínicos aplicaram uma variedade de perspectivas à revolução cognitiva na psicologia clínica, situação que, por fim, resultou na ampla gama de modelos teóricos e técnicas terapêuticas cognitivo-comportamental atualmente disponível.
Características definidoras das TCC's São três as posições fundamentais identificas como estando no cerne das TCC's
1º – A atividade cognitiva influencia o comportamento, é uma reafirmação do modelo mediacional básico, que afirma que as avaliações cognitivas dos fatos pode influenciar a resposta a esses fatos. Embora questões sobre a legitimidade teórica e empírica do modelo mediacional tenham sido levantadas na história de desenvolvimentos das TCC's sua base agora tá firmemente estabelecida.
2º – A atividade cognitiva pode ser monitorada e alterada, contem diversos corolários implícitos que precisam ser discutidos, por exemplo, que podemos ter acesso a atividade cognitiva que implica adicionalmente que as cognições são conhecíveis e avaliáveis. Entretanto, diversas linhas de pequisa indicam que o acesso as cognições perfeito. Presume-se também que a avaliação da atividade cognitiva é um preludio para sua alteração. Embora o conteúdo e os resultados das cognições tenham sido enfatizados pela maioria das estratégias de avaliação cognitiva, o processo de cognição não foi em sua maior parte examinado. Sabendo que é pelo exame e não apenas pelo processo de cognição e processo de interdependência entre o sistema cognitivo, comportamental e afetivo que