Violência contra a mulher
CURSO: PSICOLOGIA-0503 IV PERIODO
PROFª: RAFFAELA MEDEIROS
PSICOLOGIA JURIDICA
TRABALHO PROPOSTO: ARTIGO
TEMA:
PSICOLOGIA JURIDICA E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
TITULO:
A DURA REALIDADE DAS VITIMAS
Amanda Karla Cavalcanti Batista
CARUARU-2007
A dura realidade das vítimas
Amanda Karla Cavalcanti Batista*
Resumo:
Este trabalho tem por motivo maior mostrar a realidade de algumas mulheres que sofrem com a violência domestica, sexual e social, vitimas de agressões que deixaram marcas não só no seu corpo , mas na sua alma e na sua mente. Mostrar também que, para essas mulheres, existem alternativas para acabar com todo esse sofrimento, existem centros de apoio às vitimas de violência, que são as delegacias da mulher, mas também existe uma lei, a qual ampara legalmente a mulher em todos os seus direitos, que, para que a lei seja aplicada, a autoridade de pendente deve tomar conhecimento do caso, e então aplica-la.
As informações contidas neste artigo, foram adquiridas a partir de pesquisas na internet e de documentários transmitidos através dos meios de comunicação.
Palavras-chave: Violência.Delegacias da mulher.Lei.
*Graduanda do Curso de Psicologia
Faculdade do Vale do Ipojuca- FAVIP
Email: Amanda_Karla6@hotmail.com
Introdução
A violência contra a mulher, é qualquer ação baseada no dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no ambiente publico, como no familiar. É um problema que tem recebido bastante atenção por parte dos profissionais da policias, e das autoridades judiciárias.
Esse assunto muitas vezes causa um certo desconforto, para as vitimas, que têm “vergonha” de dizer que foi agredida, muitas vezes pelo marido, ex-marido ou atual companheiro, não só pelo preconceito, mas também em razão de fatores culturais. O medo de fazer uma denuncia, leva