geografia
O vulcão é um fenômeno da natureza causado pelo escape de gases, magma e partículas quentes (mais conhecidas como lava) na superfície da Terra.
Existem ao todo 1.500 vulcões no mundo, dentre eles, 500 ativos. 50 destes vulcões entram em erupção todo o ano. Existem os principais vulcões ativos no mundo, que entram frequentemente em erupção e provocam estragos à população. São eles: Dukono na Indonésia; Miyake-jima no Japão; Etna na Itália; Egon na Indonésia; Eyajaföll na Islândia; Gaua em Vanuatu; Redoubt nos EUA; Reventador no Equador; Kilauea nos EUA , Popocatepetl no México e Valvidia no Chile.
Quando a lava emitida tem uma porcentagem de sílica (dióxido de silício) muito elevada (acima de 65%) o magma é chamado de félsico ou ácido, e solidifica-se rapidamente. Os vulcões que possuem lava deste tipo possuem forte tendência de explodir ferozmente quando estão ativos e entram em erupção.
Dukono na Indonésia
Miyake-jima no Japão
Fonte da pesquisa: blogbrasil
Imagens: floodaffecte.blogspot.com
Áreas de terremotos existentes no planeta
É um movimento brusco e repentino do terreno resultante de um falhamento. Portanto, a ruptura de uma rocha é o mecanismo pelo qual o terremoto é produzido. O mais potente terremoto registrado no mundo, foi em Valdivia, no Chile, em 22 de maio de 1960, durou 10 minutos, mais de cinco mil pessoas morreram. Em 1976, por exemplo, a China sofreu um terremoto que deixou ao menos 275.000 mortos, mas alguns cálculos chegam a duplicar este número. No Irã, em 1990, foram 70.000 vítimas fatais. Mais recentemente, em 12 de maio de 2008, um tremor provocou quase 100.000 mortos em Wenchuan, na China. O recorde de vítimas é disputado pelo terremoto de 23 de janeiro de 1556 em Shansi, China, com 830.000 vítimas fatais.
Fontes de pesquisa:
Portal São Francisco; www.ufpe.br, www.iag.usp.br
Imagens: www.infoescola.com