Violência contra a criança
O que é ?
Violência é toda omissão praticada por pais, parentes ou responsável contra criança sendo capaz de causar a vitima dor ou dano de natureza física ou psicológica.
A violência contra a criança e o adolescente representa, atualmente, um grave problema de saúde pública no mundo que sempre esteve presente nas sociedades, no entanto, só passou a ter representatividade no Brasil a partir da década de 80, quando foi instituído o Estatuto da Criança e do Adolescente e quando o governo instituiu a notificação compulsória destes agravos à saúde.
Tipos de violência :
Negligência
Abandono
Violência psicológica
Violência física
Abuso sexual
Negligência
É uma forma de violência caracterizada por ato de omissão do responsável pela criança em promover as necessidades básicas para seu desenvolvimento sadio.
Abandono
É uma forma de violência muito semelhante da negligência. O abandono parcial é a ausência temporária dos pais expondo a criança em situações de risco. O abandono total é o afastamento do grupo familiar .
Violência Psicológica
É um conjunto de atitudes, palavras e ações para envergonhar, censurar e pressionar a criança. Ela ocorre quando xingamos, rejeitamos, isolamos, aterrorizamos e exigimos demais da criança. Violência física
É o uso da força física de forma intencional, não-acidental, por um agente agressor adulto. Normalmente, esses agentes são os próprios pais ou responsáveis.
Violência sexual
Consiste não só numa violação á liberdade sexual do outro, mas também na violação dos direitos humanos da criança. É praticada sem o consentimento da pessoa que está sendo vítima . A criança se sente culpada por sentir prazer e isso é usado pelo abusador para conseguir seu consentimento. Pedofilia
É uma disfunção sexual. É um tipo de parafilia no qual o individuo só sente prazer com determinado objeto. Define pela atração erótica por crianças, essa atração pode se elaborar no terreno da fantasia