Violência Contra as Mulheres
Resumo
A violência contra a mulher está presente em todos os países independentemente do seu nível de desenvolvimento. Apesar de proibida, a violência é tolerada e legitimada em diferentes sociedades, devido às práticas culturais e dogmas religiosos de cada cultura (UNICEF, 2000).
Os objetivos deste trabalho escrito será esclarecer o conceito de violência, especificamente a de violência contra a mulher, alertar face aos diferentes tipos de violência contra a mulher e a sua relação com diversas culturas e sociedades e, por último, destacar a relevância da violência para a prática de enfermagem.
Os profissionais de saúde têm um papel essencial no processo interventivo, não só numa fase de prevenção como de controlo de danos.
Para a realização do trabalho foi necessário a revisão bibliográfica face ao tema escolhido. Neste sentido, foram utilizados manuais e documentos eletrónicos pesquisados em bases de dados de natureza científica, que foram posteriormente selecionados de acordo com a pertinência do tema e evidência científica.
PALAVRAS-CHAVE: Violência; Mulher; Cultura; Antropologia.
Índice
INTRODUÇÃO……………………………………………………..pág.
1 ANTROPOLOGIA E CULTURA………………
1 NOÇÃO DE ANTROPOLOGIA E CULTURA……………………...
2 VIOLÊNCIA: UMA ABORDAGEM CULTURAL…………………………..
2 VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
1 CONCEITO(S) DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
2 TIPOS DE VIOLÊNCIA
3 DADOS EPIDEMIOLÓGICOS
4 TRÊS CASOS EM ESTUDO
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Introdução
No âmbito da Unidade Curricular de Socioantropologia da Saúde, do 1ºAno do Curso de Licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, foi proposta a elaboração de um trabalho escrito de forma a expandir o nosso conhecimento sobre o tema escolhido. Perante os tópicos propostos o grupo elegeu para o desenvolvimento do trabalho o tema “Violência contra a mulher”, sob orientação do professor orientador da disciplina.
O grupo