Parnasianismo
CONTEXTO
HISTÓRICO
CONTEXTO HISTÓRICO
O ser humano está sempre rompendo com aquilo que considera ultrapassado e propondo algo “novo”. Esse algo novo, porém, muitas vezes não passa de algo ainda mais velho, só que revestido de uma linguagem diferente. É o caso do Parnasianismo, movimento de inspiração clássica que ganhou pouco destaque na Europa, mas teve muita repercussão no Brasil a partir da década de 1880. Depois da revolução romântica, que impôs novos parâmetros e novos valores artísticos, formouse em nosso país um grupo de poetas que desejava restaurar a poesia clássica, desprezada pelos românticos. Propunham uma poesia objetiva, de elevado nível vocabular, racionalista, bem-acabada do ponto de vista formal e voltada para temas universais. ORIGEM DO PARNASIANISMO
O estilo parnasiano surgiu na França. O termo relacionase a um lugar mitológico da Grécia, o Parnassus, que seria a morada das musas, do deus Apolo e fonte de inspiração para os artistas.
Na revista literária Le Parnasse Contemporain ( O
Parnaso Contemporâneo), publicada em 1866,pelos poetas franceses Théophile Gautier e Leconte de Lisle.
Os poetas novos faziam uma poesia em tudo oposta à subjetividade romântica.
Um dos princípios norteadores dos parnasianos era “arte pela arte”, ou seja, a concepção de que a arte deve estar descompromissada da realidade, procurando atingir sobretudo a perfeição formal, ou seja, a arte existiria por ela mesma e para ela mesma, sem outra fi nalidade.
PARNASIANISMO NO BRASIL
Os parnasianos elegeram a Antiguidade Clássica
(cultura greco-romana)como ponto de referência para a almejada perfeição formal.
No Brasil, considera-se como marco inicial do
Parnasianismo a publicação da obra Fanfarras, de
Teófi lo Dias, em 1882.
Principais autores do Parnasianismo brasileiro:
Olavo Bilac
Raimundo Correia
Alberto de Oliveira
Vicente de Carvalho
CARACTERÍSTICAS
Objetividade
Arte pela