Parnasianismo
Português / 4º Bimestre
2º ano
Parnasianismo
Professor :
Aluna:
Turma :
O que é :
É um movimento literário essencialmente poético, contemporâneo do Realismo-Naturalismo. Foi uma oposição ao romantismo, pois representou a valorização da ciência e do positivismo.
O nome parnasianismo surgiu na França e deriva do termo “Parnaso”, que na mitologia grega era o monte do deus Apolo e das musas da poesia.
Origem :
Este movimento originou-se na França, surgindo no século XIX (19) . Nasceu com a publicação francesa Le Parnasse Contemporain (Uma revista ou coletânea) , editada pelo livreiro parisiense Lemerre , a partir de 1886 , na qual se publicaram as primeiras obras poéticas que reagiram contra o romantismo, precedendo de algumas décadas o simbolismo uma vez que os seus autores procuravam recuperar os valores estéticos da antiguidade clássica.
Principais características :
Preciosismo: focaliza-se o detalhe; cada objeto deve singularizar-se, daí as palavras raras e rimas ricas.
Objetividade e impessoalidade: O poeta apresenta o fato, a personagem, as coisas como são e acontecem na realidade, sem deformá-los pela sua maneira pessoal de ver, sentir e pensar. Esta posição combate o exagerado subjetivismo romântico.
Arte Pela Arte: A poesia vale por si mesma, não tem nenhum tipo de compromisso, e se justifica por sua beleza. Faz referências ao prosaico, e o texto mostra interesse a coisas pertinentes a todos.
Estética/Culto à forma: Como os poemas não assumem nenhum tipo de compromisso, a estética é muito valorizada. O poeta parnasiano busca a perfeição formal a todo custo, e por vezes, se mostra incapaz para tal.
Aspectos importantes para essa estética perfeita são:
Rimas Ricas: São evitadas palavras da mesma classe gramatical. Há uma ênfase das rimas do tipo ABAB para estrofes de quatro versos, porém também muito usada as rimas interpoladas.
Valorização dos Sonetos: É dada preferência para os sonetos,