O jogo na alfabetização
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Valdirene Resnizeki Ribeiro
O JOGO E A BRINCADEIRA NO PROCESSO DE
ENSINO APRENDIZAGEM
Projeto de pesquisa apresentado á Universidade Nove de Julho, sob orientação da professora Adriana Aparecida Lima Terçariol, como requisito parcial para conclusão do curso de Pedagogia.
SÃO PAULO
2013
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Valdirene Resnizeki Ribeiro
O JOGO E A BRINCADEIRA NO PROCESSO DE
ENSINO APRENDIZAGEM
SÃO PAULO
2013
Jogos e Brinquedos
O jogo e a brincadeira no processo de ensino aprendizagem.
Introdução
O objetivo desta pesquisa é refletir sobre a importância que o jogo, o brinquedo e brincadeira apresentam no processo de ensino aprendizagem. A motivação para escolher este tema foi o interesse por estes e pela possibilidade de envolvimento que proporcionam entre o individuo e o objeto de jogo, transformando a escola em ambiente acolhedor e facilitando a aquisição de conhecimento e a troca de experiências. Lembrando também que na sociedade da informação e do conhecimento em que vivemos, quando a aquisição de informações de dá de forma cada vez mais acelerada, por imagens e gráficos, luzes, sons, é fundamental aplicarmos em nossas salas de aula recursos que se assemelhem aos vivenciados pelo educando fora do ambiente escolar, não deixando que a escola perca o interesse do aluno em aprender pois sabemos ser fundamental a presença desta na vida do aluno.
Os jogos tem um papel importante dentro do contexto escolar, para o desenvolvimento de conteúdo, quando construímos o mesmo, percebemos que este é como um motor de auto-desenvolvimento.
Sendo assim constituem uma ferramenta na qual o aluno, por meio de representações de diferentes papeis criados em seu imaginário, que deve ser estimulado durante o processo, pode compreender o mundo a sua volta de forma