A Importância dos Jogos na Alfabetização
EAD
Curso de Pedagogia
RESUMO
Pretende-se, por meio deste trabalho, mostrar a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil, os quais, quando bem elaborados e aplicados, podem trazer benefícios para o desenvolvimento sócio-afetivo, cognitivo e psicomotor da criança, pois, esta é estimulada pelo aspecto lúdico a desenvolver seu aprendizado de forma dinâmica e agradável. Este artigo ressalta dados sobre a ludicidade e sua importância no contexto da alfabetização, amparado por expressivos referenciais teóricos da educação infantil, pretendendo afirmar que o lúdico se bem trabalhado promoverá expressivo desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Atividades lúdicas, Alfabetização, processo escolar, jogos, brincadeiras.
INTRODUÇÃO
De acordo com as novas tendências ligadas a uma aprendizagem inovadoras, podemos perceber que os alunos podem aprender através do lúdico, apreender conhecimento brincando. É através dos referenciais teóricos que isto se dá, no inicio da escolarização, no momento em que a criança esta aberta a fantasia e ao simbolismo, pois, vivenciam e transformam as situações através dos jogos.
Segundo Tezani (2004) o jogo pode trazer ao individuo oportunidades, além de brincar de maneira natural, testar a criatividade, hipóteses inúmeras e utilizar seu potencial durante todo o momento em que esta jogando. E usando a criatividade a criança pode se descobrir.
Assim o tema escolhido reflete a importância de ressaltar a inserção e utilização dos brinquedos, jogos e brincadeiras no desenvolvimento das atividades escolares, pois são elementos enriquecedores que promovem a aprendizagem de forma dinâmica e agradável.
Na prática pedagógica, os jogos e brincadeiras