violencia e exclusão social
A violência exacerbada é um dos, se não o maior problema do Brasil. Esse problema assola principalmente as classes baixas, porém qualquer cidadão está sujeito, tanto nos bairros nobres das grandes cidades, nas regiões mais pobres ou ainda nas zonas rurais.
Infelizmente o descaso com os cidadãos, o desvio de verba publica e a corrupção dissimulada por parte de quem deveria reivindicar e fiscalizar os direitos de todos, ocasiona em falta de educação, de saúde e segurança pública. Isso faz com que os menos favorecidos da sociedade acabem enxergando seu contexto social como abandonado, algumas vezes por falta da educação, acreditam estar lutando por sua própria sobrevivência mesmo que isso implique na obtenção através da apropriação ilegal de algo que não lhe pertence, como por exemplo os movimentos sem terra, roubos residenciais, roubos de carros e até assaltos a mão armada. E também justamente por essa falta de segurança alguns indivíduos acabam acreditando ser mais lucrativo ou até mais fácil roubar do que trabalhar para conquistar seus bens, sem contar o grande problema que envolve o consumo de drogas, que nosso governo ainda não sabe se trata isso como um problema de segurança pública ou como uma epidemia caótica que envolve a saúde pública, como esta sendo o caso da famosa crackolândia em SP.
O resultado de tudo isso é a violência que a cada dia mais aumenta em nosso país. Obviamente não podemos generalizar esse fato dizendo que isso é um problema que assola somente favelas e periferias. A violência também anda assustando e fazendo muitas vítimas nas zonas agropecuárias e nos bairros nobres das grandes cidades. Fatos estes que podem ser comprovados acompanhando qualquer jornal policial em circulação.