cidadania, violência e exclusão social
Cidadania é o exercício de direitos e deveres civis, políticos e sociais, os direitos e deveres do homem devem está sempre juntos, visto que ao cumprir nossas obrigações permitimos que o outro exerça seus direitos. Praticar a cidadania é ser consciente de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Preparar o homem para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de cada país.
O homem possui direitos e deveres, são eles:
Deveres: Votar, cumprir leis, proteger a natureza, educar e proteger seus semelhantes, proteger o patrimônio público e social do país.
Direitos: saúde, educação, moradia, trabalho, lazer, entre outros ; a liberdade para escrever e dizer o que pensa, mas precisa assinar o que disse e escreveu ; o cidadão é livre para praticar qualquer trabalho, oficio ou profissão ; os bens de uma pessoa, quando ela morrer passam para seus herdeiros ; de ir e vim de uma cidade ou país, obedecendo as leis feitas para isso. O cidadão também tem direito a segurança, mas infelizmente essa não é a realidade que são encontrada nas ruas, hoje é muito difícil não se sentir inseguro, visto que todos estão expostos a violência, que só tem aumentado, apesar de alguns trabalhos realizados pelas autoridades. A pacificação da rocinha realizada no dia 13/11/2011 é um exemplo, apesar da rocinha está dita como pacificada, hoje dois anos após já não se encontra a comunidade em paz. Reportagens recentes mostram a indignação da população ao dizer que a rocinha está ainda pior, e que temem por ter tiroteios constantemente. Isso é a prova que a criminalidade assumiu uma dimensão enorme sobre a sociedade, onde nem as autoridades tem poder e controle sobre ela. Violência é o comportamento que causa intencionalidade dano ou intimidação moral a outra pessoa ou ser vivo.
Existem vários tipos de violência:
Violência física: é o uso da força