A importância do tempo para a história
O tempo é algo indispensável para o estudo de nossa disciplina, visto que, ele é uma das bases fundamentais da história, pois, o tempo junto com o homem em sociedade, compõem a própria história, e o historiador ao se apropriar do tempo, para datar suas pesquisas e acontecimentos nelas estudados, dar ao tempo sentido e coerência, pois é através do oficio do historiador, que as datas são organizadas e reorganizadas ao longo do tempo, de uma melhor maneira, para ligar os acontecimentos uns aos outros, dando sentido a própria da história, não de forma fielmente correta, mas pelo menos de uma forma coerente, que possa ser aceita pela sociedade em geral.
Mas o tempo, não é algo, que o historiador tem domínio e controle, pois o historiador, não pode controla-lo, mais sim, transcreve-lo e organiza-lo de acordo com as informações e datas, já pré-estabelecidas em suas fontes de pesquisas, sendo por ele estudadas e decodificadas, mas sem altera-las, pois estas constitui-se fatos históricos, estabelecidos anteriormente e que não devem ser alterados. Exemplos disso são: datas e momentos históricos já definidos como os anos de (1914-1918/1939-1945) que corresponde aos anos de início e termino da 1ª e 2ª guerras mundial respectivamente. Ou seja, o tempo cronológico é organizado através dos calendários, em dias, semanas, meses, anos, décadas e séculos. E essa organização é nas mãos do historiador, mais uma ferramenta utilizada no exercício de seu oficio, afim de estabelecer-se uma linha temporal dos fatos e acontecimentos em busca de um tempo social vivenciado pelas sociedades coletivas, para que se consiga uma melhor compreensão de como se estabelecia este convívio em sociedade ao longo dos tempos.
A história não é constituída somente por datas, mas as datas são um componente essencial à história, pois sem a capacidade de estabelecer datas e períodos, o historiador não poderia exercer seu oficio. Pois as datas, dar a história a sua