Violencia Nas Escolas
A violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, a um ser vivo ou objeto, invadindo a autonomia, a integridade física ou psicológica de alguém. Essa atitude se manifesta por meio da tirania, da opressão e do abuso de força, pois é o resultado do constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer ou deixar de fazer um ato qualquer. O termo violência deriva do latimviolentia (que por sua vez, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor). A violência caracteriza-se pela ação corrupta, impaciente e baseada na ira, que não convence ou busca convencer o outro e simplesmente, o agride. Existe a violência explícita quando há ruptura de normas ou morais sociais, ou seja não é um conceito absoluto, variando entre as sociedades. A ação violenta é também uma questão moral que varia de sociedade para sociedade como é a característica da ética moral.
Em nosso trabalho vamos explanar a violência nas escolas e serão abordados os fatores predominantes para tal atitude e o papel do educador no sistema educacional.
Significado de violência: S.f. Qualidade ou caráter de violento. / Ação violenta: cometer violências. / Ato ou efeito de violentar. / Opressão, tirania: regime de violência. / Direito Constrangimento físico ou moral exercido sobre alguém. (Fonte: Dicionário Aurélio)
Quais são os fatores predominantes para a violência?
Diversos fatores colaboram para o aumento da violência nos dias de hoje, tais como a urbanização acelerada, que trouxe um grande fluxo de pessoas para ás áreas urbanas e contribuiu para o crescimento desordenado e desorganizado das cidades. A falta de infraestrutura colabora também para o aumento da violência social, pois os que sofrem diretamente com a violência e falta de acesso básico é frustrado pelas dificuldades e preconceitos sofridos diariamente.
Entretanto, o fator predominante é a estrutura familiar que segundo pesquisas é a responsável pela decadência do