Relat Rio
“Um acontecimento com início e fim definidos, que é concebido para responder a uma necessidade específica numa determinada altura”.
O trabalho que se apresenta visa dar a conhecer a criação de um evento e todas as etapas da sua construção e idealização, o que inclui a sua estruturação de raiz e os desafios encontrados em todo o processo. Este trabalho foi-nos proposto pela
Professora Filipa Brandão para a disciplina de Gestão de Eventos.
Na elaboração deste projeto, o nosso principal objetivo foi criar um evento, de cariz lucrativo, que surpreendesse e que atraísse milhares de turistas.
O primeiro passo foi descobrir o evento que melhor se adaptasse às nossas ideias e dar-lhe uma designação. Deste modo, e em conjunto, decidimos que o evento deveria ser um Festival Gastronómico e que se deveria chamar “O Mundo à mesa”, pelo simples facto de a Gastronomia ser uma vertente essencial do nosso curso e de todos termos considerado a designação apelativa, clara e consensual.
Ao longo do trabalho, fizemos o levantamento e o estudo de todas as fases de criação de um evento ao pormenor para, desta forma, o potenciar e o tornar inesquecível. Relativamente à sua estrutura, o trabalho está dividido em 3 partes:
Parte I : Explicação do evento
Parte II: Desenvolvimento e reestruturação do evento
Parte III: Previsão de problemas, reflexão crítica e conclusão
1
2. Parte Teórica
O que é um evento?
“Todo o acontecimento que resulta de um projecto devidamente planeado e executado” Um evento pode ser definido como um acontecimento com início e fim definidos, embora a sua duração possa variar entre algumas horas e várias semanas.
Um evento não é algo já existente, mas sim algo que acontece e cuja concretização implica a realização de determinadas tarefas por parte de um indivíduo ou de um grupo. Utilidade do Evento:
Lançar, vender ou divulgar produtos e Serviços;
Estreitar relacionamentos;
Criar, desenvolver ou fortalecer a imagem de uma instituição;
Promover