Violencia nas escolas
Violência nas escolas
INTRODUÇÃO A violência nas escolas é um assunto muito polêmico e muito atual. Mas como podemos dizer tudo, já que tal assunto é tão extenso? Dentre várias modalidades iremos separar três que são:
• Violência psicológica;
• Violência física;
• Violência sexual.
A violência nas escolas não se restringe apenas entre escolas publicas, “vemos” também muito sobre isso em escolas particulares, a diferença é que as escolas particulares na maioria das vezes oculta isso da mídia. Também há essa violência entre professores e alunos. A violência pode ocorrer por vários motivos como: preconceito racial, cultural, financeiro ou por simples banalidades do nosso dia a dia.
• Violência Psicológica A violência psicológica ou agressão emocional, tão ou mais prejudicial que a física, é caracterizada pela rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas. É uma violência que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente provoca cicatrizes para toda a vida. Existem várias formas de violência psicológica, como a mobilização emocional da vítima para satisfazer a necessidade de atenção, carinho e de importância, ou como a agressão dissimulada, em que o agressor tenta fazer com que a vítima se sinta inferior, dependente e culpada. A atitude de oposição e aversão também é um caso de violência psicológica, em que o agressor toma certas atitudes com o intuito de provocar ou menosprezar a vítima. As ameaças de mortes também são um caso de violência psicológica. Como abordamos o assunto “violência na escola” iremos tratar do “bullying” que é algo muito debatido nas escolas atualmente e como toda violência não é provocada por um só individuo, no caso das escolas pode ser praticado por funcionários, professores e alunos. Das características de tal pratica destacamos:
Bullying:
Este termo veio a partir da palavra bully, que em inglês significa valentão. É o