Violencia na escola
Introdução
Este trabalho tem por objetivo o conhecimento sobre violência, em especial na escola e suas diversas formas, que ocupam uma relevância enorme na vida das pessoas.
O que se percebe é que são várias as formas de violência e não necessariamente a violência está relacionada a agressão física.
A violência na escola afeta a todas às pessoas direta ou indiretamente, e é de extrema importância o estudo deste tema para psicologia já que as pessoas que praticam sofrem ou presenciam desencadeiam profundas marcas psicológicas. Na escola são diversas as formas em que a violência se manifesta, não só na relação entre alunos, mas também entre professores. O que tem sido bastante vivenciado nas escolas e que tem tomado grandes proporções é a questão dobullying, pois é algo nocivo e silencioso e toda contribuição para se tentar erradicar este mal da sociedade é bem vinda.
Violência
Segundo Maldonado (1997), “podemos definir violência sendo o uso de palavrões ou açõesque machucam as pessoas. È violência também o uso abusivo ou injusto do poder, assim como o uso da força que resulta e ferimentos, sofrimento, tortura ou morte.” Estrutural, sistêmica e a doméstica são alguns dos principais tipos de violência empregadas.
Os argumentos naturalistas a agressividade humana possui componentes próprios da complexa natureza humana controlados pelo biossocial, esse padrão herdado possui esquemas para sua proteção e sobrevivência como resposta a conflitos portanto a agressividade é algo necessário dentro de sua adaptação natural, porem os seres humanos são animais racionais com a capacidade de comunicação com isso esses componentes naturais é possível de serem modificados, podendo assim transformar essa agressividade em habilidades sociais (MALDONADO, 1997). Para os etólogos a violência não pode ser justificada pela agressividade natural, pois a violência é um comportamento gratuito e cruel que denigre e