Violencia escolar
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
VIOLÊNCIA ESCOLAR
Carla Simone Soder Kroth
Santa Cruz do Sul, julho de 2011.
Trabalho da disciplina de Psicologia das Relações Interpessoais e Familiares do Curso de Pós-Graduação da Faculdade Dom Alberto – Especialização em Orientação Educacional.
RESUMO
A mediação escolar se apresenta, na atualidade, como uma importante ferramenta no combate às violências surgidas nas escolas, bem como contribui para a educação para a paz, tendo uma visão positiva dos conflitos e o desenvolvimento de uma cultura do diálogo. Neste trabalho, pretendo mostrar os tipos de violência escolar e as diferentes formas de significação da violência, envolvendo diferentes olhares sob os aspecto da violência, sejam elas agressões verbais, físicas e simbólica aos autores da comunidade escolar, fato, que despertou instâncias governamentais, dos organismos internacionais e da sociedade civil.
Palavras-chave: violência
1 INTRODUÇAO
No dia a dia, vivenciamos várias situações que nos causam estresses, angústia, raiva, tristeza, ódio, e impotência. Muitas vezes, não sabemos como lidar com fatos que nos causam desconfortos e sofrimentos, mas a violência é questão recorrente nos meios de comunicação brasileiros. Diariamente, os jornais escritos e televisivos relatam casos de brigas, assaltos, mortes, envolvendo delitos dos mais diversos tipos e pessoas de diferentes classes sociais. A violência é tão ostensiva em algumas cidades do país, que o medo se transformou em um sentimento comum, principalmente, quando a violência é praticada dentro do ambiente escolar. Aqueles que de certa forma estavam acostumados a assistir a cenas agressivas nas comunidades periféricas ou em bares das cidades, estarreceram-se com reportagens que relatavam atos de violências praticados em escolas do Brasil e do mundo.
Neste trabalho, buscarei caracterizar os tipos de violências praticadas por estudantes dentro