violencia doméstica
A Violência Doméstica ocorre dentro dos lares e ocorre deixando marcas incorrigíveis em suas vitimas pois geralmente são silenciosas , tanto pelo medo , ou simplesmente de não querer entregar quem realizou a violência pois este geralmente faz parte do convívio social das vitimas.
Este tipo de violência a tendência é ocorrer em casa através de agressões em verbais ou físicas , e tende e a gerar indivíduos depressivos e solitários, segundo fontes do Ministério da Saúde, as agressões constituem a principal causa de morte de jovens entre 5 e 19 anos. A maior parte dessas agressões provém do ambiente doméstico. A Unicef estima que, diariamente, 18 mil crianças e adolescentes sejam espancados no Brasil. Os acidentes e as violências domésticas provocam 64,4% das mortes de crianças e adolescentes no País, segundo dados de 1997.
Geralmente a vitima que é agredida tem como característica principal se culpar devido ao fato do agressor sempre atingir a moral e a subjetividade do agredido. O agressor atinge a vitima com xingamentos, palavras que a influenciam a achar que ela é a culpada por estar passando por aquele momento. Quando crianças são as vitimas de um agressor pode afetar ainda mais sua subjetividade e deixar grandes traumas para a sua vida pois ela ainda não tem a capacidade de discernimento e acaba achando que tudo é realmente sua culpa, e isto pode gerar grandes transtornos psicológicos para o resto vida desta criança.
Quem provoca a violência ou seja o agressor geralmente promete a vitima que não voltará fazer novamente mais em algum dia em que sua subjetividade está mais ‘’vulnerável’’ volta e pratica o ato novamente. O agressor pode fazer uso de vários ‘’tipo violência’’ ou seja ele pode usar meios para reprimir a vitima , meios para fazer ela se sentir mal , fazer com que ela se sinta envergonhada ou simplesmente um ser humano ruim ou seja utilizar meios para diminuir o individuo. Estes meios podem ser :