violencia contra a mulher
PROJETO DE INTERVENÇÃO DE ESTÁGIO
I. IDENTIFICAÇÃO
Título: Os Direitos dos Acompanhantes Hospitalares.
Aluno: Maria Gaspar
Supervisor de Campo: Jussara aragão Instituição de Estágio: PAM da Codajás
Período e Semestre: 6º período, 2 semestre
II. APRESENTAÇÃO
O Hospital Pronto Socorro Municipal “28 de Agosto”, localizado na Av. Mario Ipiranga, 1582, Bairro Adrianópolis, foi criado na década de 80 para suprir a demanda da cidade de Manaus, na área da saúde. O primeiro passo foi à realização de um Termo de Comodato entre o Governo do Estado do Amazonas e a Prefeitura de Manaus para a operacionalização da casa de saúde.
Ocupando uma área de 3,5 mil metros quadrados, com Recepção, Serviço Social, Enfermarias, Nutrição, Dietética, Centro Cirúrgico, Almoxarifado, Farmácia, Raio-X, Consultórios Médicos, além de um setor administrativo e de transporte, com uma demanda inicial de 300 pacientes diários evoluindo para um dos maiores hospitais da região.
Hoje, o hospital atende a população da capital e do interior do Amazonas, nos casos de urgência e emergência, cirurgias de baixa e alta complexidade, internações, exames, entre outros.
O Hospital foi ampliado com o objetivo de desenvolver a unidade de urgência e emergência pública que atendesse as demandas atuais e oferecesse qualidade de atendimento e assistência médica à comunidade manauara, bem como demais localidades do Estado.
Após um período de observação no campo de estagio, constatou-se a necessidade de reforçar a atuação do Serviço Social na orientação e apoio aos usuários/pacientes, seus familiares e, principalmente, os acompanhantes, no que diz respeito aos direitos fundamentais dos usuários da instituição, sendo proposto, então, o presente Projeto de Intervenção, cujo tema é “Os Direitos dos Acompanhantes Hospitalares”, onde, segundo Ferreira (1999), acompanhante é a pessoa que faz companhia ou dá assistência ao indivíduo idoso, doente ou inválido.
O público-alvo deste