Psicologia
Podemos iniciar afirmando que a Psicologia é uma ciência humana, que significa “estudo da mente ou da alma” estuda um ser histórico que está em constante mudança. Por tal motivo ouvimos muito que os cientistas confundi-se com o objeto a ser pesquisado.
Onde há diferentes correntes teóricas onde vão definir esses objetos, sendo eles:
Consciência
Inconsciente
Comportamento Humano Incluindo também a Subjetividade humana que é definida de tal forma: sendo o mundo das idéias, significados, e emoções construindo internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de sua constituição biológica: é também fonte das manifestações afetivas e comportamentais. A partir desse conceito podemos perceber que no ser humano também existe suas expressões visíveis (comportamento) e as invisíveis (sentimentos), suas singularidades (porque somos o que somos) e as genéricas (porque somos todos assim). Ser humano corpo, ser humano pensamento, ser humano afeto, ser humano-ação também estão sintetizados com o conceito do qual falamos acima.
E o que é especificamente Fenômenos e processos psicológicos? Ele é descrito como manifestações mentais do indivíduo, sendo relacionado a tudo que pode ser percebido de forma consciente ou inconsciente através dos sentidos. Definido por um número enorme de palavras ou expressões. Os psicólogos não têm um discurso único ou parecido para designar o fenômeno psicológico.
Não existe a natureza humana; Não há nada natural no que chamamos de fenômeno psicológico. Não existe uma essência abstrata, universal eterna que caracterizam os humanos.
Existe a condição humana; O homem modifica a realidade através dos instrumentos que cria e ao mesmo tempo se modifica. E essa condicação humana podemos caracterizar como a possibilidade de os humanos criarem a si próprio, libertando dos limites impostos pelo biológico do seu corpo.
O homem é um ser ativo, social e