karl marxs
Antes de vermos qual a visão que Karl Marx oferece sobre a relação entre indivíduo e sociedade devemos fazer algumas considerações biográficas sobre este autor.
Marx viveu no século XIX. Nasceu em 1818 e faleceu entre 1883. Sua juventude, portanto, teve como ambiente a Europa agitada pelas idéias da revolução francesa e sufocada pelo exército de Napoleão.
A obra que escreveu reflete de maneira muito estreita a sua participação nos eventos mais marcantes de sua época.
Durante as agitações políticas de 1848 já era um lider político movimento operário europeu. Neste período ele vivia num ambiente hostil as suas idéias e por conta delas constantemente ele fugia ou era expulso dos países onde era levado pela tarefa da propaganda política.
Esta opção política impactou sobremaneira sua obra, que consiste basicamente numa interpretação do novo mundo que estava nascendo na Europa e que agora chamamos de mundo moderno.
Sua obra então é basicamente uma interpretação deste movimento da história em direção ao nosso mundo marcado por uma violenta transformação social.
Viveu num período em que os países europeus estavam conhecendo novos problemas sociais. A natureza original destes problemas sociais repousavam sobre a nova forma de organização da sociedade que tinham a curiosa característica de ao mesmo tempo permitir uma imensa acumulação de riqueza e ainda assim multiplicar enormemente o número das pessoas sem as mínimas condições de sobrevivência economica.
Era este o mundo que estava diantede Karl Marx e sua opções políticas refletiam uma escolha de alternativas para a superação não apenas destes problemas, mas da própria sociedade que os gerava.
Na verdade é sobre a possibilidade de transformação da sociedade ao longo da história que está assentada a forma como Karl Marx entende a relação entre indivíduo e sociedade.
Antes porém de avançar na sua teoria da história, vamos ainda indicar alguns elementos importantes para ter