Violencia Contra Mulher
A violencia contra a mulher pode assumir diversas formas, pode ser fisica, moral, sexual e perversa no sentido psicanalitico da palavra.
A maioria dos casos ocorre dentro do grupo familiar e sao caracterizadas por genero, ou seja, exercida pelo homem contra a mulher, desta forma afeta as mulheres pelo simples fato de serem do sexo feminino, ou seja, a violencia é perpetrada pelos homens com o intuito de mater o controle e dominio sobre as mulheres.
É também considerada violencia contra mulher depor contra a imagem (humilhação, desrespeito), desvalorização seu trabalho cotidiano no que diz respeito a cuidar da casa e da prole e assedio moral e economico.
No Brasil, atualmente, são registrados 10 casos de óbito por dia proveniente da violencia intrafamiliar. Com a inserção da Lei Maria da Penha, que entrou em vigor em 22 de Setembro de 2006, a punição para o agressor ficou mais servera, já que, antes da lei, os agressores tinham pena de no maximo 2 anos de aprisionamento.
Vale ressaltar que no dia seguinte em que esta lei entrou em vigor, o primeiro agressor foi preso apos tentar estrangular a esposa.
Hoje, as mulheres contam com grupos de apoio em instituicoes nao governamentais, alem de terem a sua disposicao o disque mulher, onde encontram auxilio tanto para denunciar o agressor como encaminhamento a grupos de apoio e são orientadas a dar continuidade ao processo judicial.
A violencia intrafamiliar tras serias implicacoes para a saude e desenvolvimento psicologico e social, a 49º Assembleia Mundial de saúde, declarou a violencia como um dos principais problemas mundiais de saude publica.
Os institutos criados com o fim de ajudar essas mulheres vitimas de agressão vem fazendo trabalhos de prevencao junto a sociedade. Como trata-se de uma mudança de postura cultural, a sociedade tem importante papel a desempenhar em torno desta questão.
Estes projetos possibilitam sistematizar uma metodologia de prevenção da