Motivação
Seus principais autores foram: Maslow, McClelland, Herzberg, McGregor e Alderfer.
Segundo a Teoria das necessidades de Maslow a motivação está ligada as necessidades do indivíduo e para isso ele propõe a hierarquia de tipos de necessidades, que também ficou conhecida como Pirâmide de Maslow. Possuímos necessidades primárias e secundárias, as necessidades primárias são aquelas atendidas de forma externa, como a comida, bebida, roupas. Já as necessidades secundárias são as necessidades internas, como os sentimentos. De acordo com os estudos feitos por Maslow: “A teoria da motivação humana parte da ideia de que uma necessidade satisfeita deixa de ser fonte de motivação para o comportamento; por outro lado, uma motivação não satisfeita afeta diretamente o comportamento humano como fator desmotivador.”
A Teoria das necessidades adquiridas proposta por McClelland, conhecida também como teoria de R.A.P. parte do principio que as pessoas são motivadas a partir de três necessidades básicas, sendo elas: realização, associação e poder.
A necessidade de realização, traduz o desejo da pessoa por atingir objetivos que representem de fazer de forma mais eficiente. Já na necessidade de associação, parte do desejo de influenciar e ser responsável pelos outros. A necessidade de poder vem do desejo de se manter relações pessoais estreitas.
Na Teoria dos dois fatores: Higiênicos e Motivacionais proposta por Herzberg, baseada nas atitudes e motivações de funcionários dentro de uma empresa, de acordo com o estudo feito por Herzberg, existem duas classes de fatores que condicionam o comportamento e satisfação de funcionários de uma empresa.
Os Fatores Higiênicos, são importantes para evitar a insatisfação dos funcionários, no entanto ela sozinha não é