Vinho Trabalho Pronto
Mayla Cristina Silva Costa
Natanielly Afonso
Pedro Serafim Rosa de Azevedo
Rodrigo Porfirio dos Santos
Metodologia do Trabalho Científico
PROCESSO DE PRODUÇÃO DO VINHO TINTO
Docente: João Baptista Chieppe Júnior
Inhumas, Abril 2015.
1- INTRODUÇÃO
O sistema de produção do vinho tinto envolve uma série de etapas, que vão desde a colheita da matéria prima inicial, até a origem do produto final tão apreciado por séculos satisfazendo diversas gerações amantes da bebida.
O produto apresenta diversas características que serão discriminadas nas páginas a seguir desta pesquisa, orientando a quem aprecia a produção, maneiras de como obter um bom vinho tinto com alta qualidade.
Veremos a variabilidade das uvas e como a diferença de cada uma delas influenciam nos quesitos de características do vinho fino, no caso, aroma, sabor e cor.
2- HISTÓRICO
Nos cinco continentes, o mundo da uva e do vinho concerne mais de 40 países segundo os dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Os maiores produtores de vinho são a França, a Itália, a Espanha, os Estados Unidos e a Argentina. A partir da introdução do cultivo da videira no Brasil, ocorrida em 1535, muitas regiões brasileiras em diferentes estados chegaram a experimentar e a desenvolver o cultivo da uva e a produção de vinhos. Contudo, a vitivinicultura somente ganhou impulso e tornou-se atividade de importância socioeconômica a partir do final do século XIX, com a chegada dos imigrantes italianos, sobretudo no Estado do Rio Grande do Sul.
Atualmente o Brasil é o 16º produtor mundial de vinho, com regiões produtoras situadas nos paralelos clássicos da viticultura mundial do Hemisfério Sul, como também com vinhedos destinados à elaboração de vinhos na zona intertropical. No Brasil, mais de uma dezena de regiões produzem vinhos finos e/ou vinhos de consumo corrente.
Atualmente, a vitivinicultura brasileira de vinhos é desenvolvida como atividade economicamente