2015312 75259 10 Controladores L gico Program veis
1522 palavras
7 páginas
Controladores Lógico ProgramáveisAutomação e Controle de Processos
Engenharia de Produção
Introdução ao CLP
CONTROLADOR
LÓGICO
PROGRAMÁVEL
CONTROLADOR LÓGICO
PROGRAMÁVEL - CLP
Podemos considerar o CLP um computador projetado para trabalhar no ambiente industrial.
CONTROLADOR LÓGICO
PROGRAMÁVEL - CLP
Definição:
Sistema eletrônico operando digitalmente, projetado para uso em um ambiente industrial, que usa uma memória programável para a armazenagem interna de instruções orientadas para o usuário para implementar funções específicas, tais como lógica, sequencial, temporização, contagem e aritmética, para controlar, através de entradas e saídas digitais ou analógicas, vários tipos de máquinas ou processos.
O Controlador programável e seus periféricos associados são projetados para serem facilmente integráveis em um sistema de controle industrial e facilmente usados em todas suas funções previstas.
CONTROLADOR LÓGICO
PROGRAMÁVEL - CLP
Os CLPs podem ser definidos, segundo a norma ABNT, como um equipamento eletrônico-digital compatível com aplicações industriais.
O termo em inglês é PLC, que significa Programmable
Logic Controller.
HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DO CLP
O CLP nasceu dentro da General Motors, em 1968, devido a grande dificuldade de mudar a lógica de controle dos painéis de comando a cada mudança na linha de montagem. Tais mudanças implicavam em altos gastos de tempo e dinheiro .
Nascia assim um equipamento bastante versátil e de fácil utilização, que vem se aprimorando constantemente, diversificando cada vez mais os setores industriais e suas aplicações, o que justifica hoje um mercado mundial estimado em 8 bilhões de dólares anuais.
HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DO CLP
Historicamente os CLPs podem ser classificados nas seguintes categorias:
1ª geração: Programação em Assembly. Era necessário conhecer o hardware do equipamento, equipamento, ou seja, a eletrônica do projeto do CLP.
2ª geração: Apareceram as linguagens de