Engenharia de Produção
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMI-ÁRIDO
UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA
Curso de Engenharia de Produção
Disciplina: Sistemas de Produção
Período: 3º período
PROJETO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO
EMPRESA: Vinícola do Vale do São Francisco S/A
Equipe:
Augusto P. Brito mat:
Raul Seixas mat:
Fernanda Ferreira mat:
Geiza Mariana mat:
Professor: João Leite
Outubro/2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho foi realizado no âmbito da disciplina Sistema de Produção, com o objetivo de conceituar o sistema de produção e analisar uma determinada empresa de acordo com o mesmo, mostrando e explicando ao leitor esse funcionamento.
Por volta de 1970 a 1980 o italiano Francesco Luigi Pérsico (Sr. Franco), era um dos percursores das culturas de uvas finas de mesa na região do Vale do Rio São Francisco e depois de perceber a consolidação da viabilidade da cultura da uva naquele local, resolveu mais uma vez acreditar no potencial da região, introduzindo variedade VINÍFERAS e de forma ainda artesanal criou as condições para que fossem elaboradas as primeiras garrafas de vinho fino no semiárido nordestino. No começo a finalidade da criação da produção do vinho, foi apenas para consumo próprio e presentear amigos. Em pouco tempo criou a logomarca VINHAS DA MILANO. Já no ano de 1984 foi criada a Vinícola do Vale do São Francisco S/A, instalada dentro da Fazenda Milano na estrada da Uva e do Vinho na Zonal Rural do município de Santa Maria da Boa Vista- PE. Hoje em dia a empresa pertence a um grupo de acionistas e o fundador o Sr. Francesco Luigi Pérsico é o diretor Executivo.
Os produtos produzidos são os vinhos tinto (secos e suaves), branco (secos e suaves), os espumantes (normais, suaves e rosé) e suco de uva sendo consumidos atualmente no Brasil, Estados Unidos e alguns países da Europa.
Esse trabalho foi realizado a partir de visitas técnicas a