Vinhaça
Devido à alta fabricação do álcool, as produções de seus subprodutos aumentam, neste caso podemos citar o bagaço, subproduto que pode ser queimado para a produção de energia, e a vinhaça, que pode ser utilizada como fertilizante na lavoura de cana.
Este projeto tem como foco o último subproduto citado, vinhaça, um resíduo pastoso e de odor forte, que sobra após a destilação fracionada do caldo de cana fermentado. Pode ser aproveitado como fertilizante, ou até mesmo como complementação na ração animal pelo fato de ter um alto teor de proteínas.
Nos capítulos a seguir serão apresentados mais detalhes sobre este produto, assim como seus benefícios, malefícios e utilidades. Além de serem indicados os objetivos do presente trabalho e os métodos utilizados para a conclusão do mesmo.
• DEFINIÇÃO DE VINHAÇA
Vinhaça, subproduto obtido através da fabricação do etanol, sendo alcançado a partir da etapa de destilação do caldo fermentado da cana-de-açúcar. É um produto que possui forte odor, já que sua composição é constituída basicamente por matéria orgânica, o que faz com que seu pH baixe, aumentando assim seu poder corrosivo e seus danos ao meio ambiente.
• UTILIDADES DO SUBPRODUTO
A vinhaça, devido a sua composição pode ser utilizada de várias formas, como por exemplo: fertilização, através da fertirrigação; biogás; combustão em caldeira, etc.
• Fertilização através da fertirrigação
Considerada uma boa prática, desde que seja realizada na quantidade certa, já que possui