Processo de aprendizagem de um rato de laboratório através do método de ensaio e erro.
Título: Processo de aprendizagem de um rato de laboratório através do método de ensaio e erro.
Tema: Aprendizagem por ensaio e erro.
Área: Pesquisas de Psicologia.
Subárea: Projeto para experimento de Psicologia.
Órgão de execução: Departamento de Psicologia.
Duração da pesquisa: Abril/2010 à Junho de 2010.
Custo do projeto?
JUSTIFICATIVA
Nossa dupla buscou observar o ensaio e erro por ser um método para obtenção de conhecimento para a aprendizagem de como decifrar um caminho para atingir um objetivo. No ensaio e erro, prova-se uma opção e observa-se se funciona. Funciona-se, então se tem uma solução. Se não, isto é um erro, buscando-se tentar outra opção.
A aprendizagem por ensaio-e-erro, como aquela que almeja a eliminação gradual dos ensaios ou tentativas que levam ao erro, e à manutenção daqueles comportamentos que conquistaram o efeito desejado nos mostra a capacidade eminente do aprendizado, no caso de não haver variações, as hipóteses são muitas até que se alcance o objetivo da pesquisa.
As possibilidades de experimentação por este tipo de pesquisa nos levaram a um amplo leque de observação, onde dentre estes, escolhemos o animal “Camundongo” como peça para observação de comportamento, e um labirinto como ferramenta para esta observação funcional, e neste primeiro momento, usaremos este experimento para atingirmos um conceito sobre a capacidade de concentração, aprendizagem, conhecimento e desenvolvimento do animal para o fim a que buscamos, ou seja, a perspectiva de busca para o único caminho para sair do labirinto.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Esse tipo de aprendizagem foi primeiramente estudado por Edward Lee Thorndike (1874-1949), psicólogo norte-americano. Foi Thorndike que estudou esse tipo de aprendiz.
Ex: gato faminto colocado numa gaiola. Fora da gaiola, à vista do gato, ficava o alimento. O gato procurava sair da gaiola para obter o alimento, através de várias tentativas ou