Aprendizagem
Documento produzido em 25-01-2009
APRENDIZAGEM
Trabalho realizado na disciplina “Psicologia Geral” da Licenciatura de Psicologia
2008
Carlos Vila
Sandra Diogo
Anabela Vieira
Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes
Docente:
Dr.ª Nora Cavaco
Email:
carlosvila28@gmail.com
RESUMO
Este trabalho tem como objectivo principal dar a conhecer as várias teorias, métodos, experiências e investigadores que se debruçaram no estudo da Aprendizagem, a nível dos comportamentos e das suas modificações, em função das respostas e estímulos criados através dos factores biológicos, sociais, ambientais fomentando um desenvolvimento no comportamento do indivíduo. Palavras-chave: Aprendizagem, comportamento, habituação, modelação, estímulos, reflexos, observação, reforços, condicionamentos
INTRODUÇÃO
Pretende-se com este trabalho abordar as diferentes teorias de aprendizagem, e compreender o que é a aprendizagem. Parte-se do conceito de que uma aprendizagem não é mais
Carlos Vila, Sandra Diogo, Anabela Vieira
1/16
www.psicologia.com.pt
Documento produzido em 25-01-2009
do que a incorporação de um novo comportamento, no quotidiano do sujeito e que o ser humano inicia a sua vida aprendendo formas de viver.
Se se pensar que a primeira aprendizagem do individuo é talvez a de aprender a mamar e que ao longo da sua vida, esta acção se vai modificar paulatinamente, adaptando-se ao meio social. Depreende-se que há formas diferentes de aprender.
Assim como há necessidade de aprender comportamentos sociais, nesse sentido a aprendizagem torna-se numa “obrigação” para o sujeito, pois um comportamento desadaptado pressupõe de alguma forma de exclusão social.
Da mesma maneira que há, ou deverá haver tipos de aprendizagem diferenciados, parece pertinente afirmar que também há sujeitos que aprendem de maneira diferente, uma vez que cada indivíduo é único.
CONCEITOS
De acordo com Noronha, M. e Noronha, F. E. Z.