vigotsy
O evento ocorreu em 1929, no IX Congresso Internacional de Psicologia, em Chicago, EUA, no qual apresentaram a questão da fala egocêntrica, sem, no entanto se encontrarem, pois Vigotski não pôde viajar, porque piorou de sua tuberculose. O tema abordado pelos autores não gerou muito interesse dos participantes, uma vez que o assunto central do evento foram os estudos sobre reflexo condicionado de Pavlov, um dos interesses principais da psicologia estadunidense naquele período.
Outro encontro que deixou de ocorrer foi no famoso Segundo Congresso de Toda Rússia de Psiconeurologia, ocorrido em São Petersburgo, em 1924. Nesse evento Vigotski fez sua primeira apresentação para os grandes nomes da psicologia soviética. Wallon, que também participou desse evento para conhecer melhor a produção do país dos sovietes, não se encontrou pessoalmente com Vigotski.
É importante notar que, apesar de não terem se encontrado, muitas discussões foram desenvolvidas nos anos posteriores entre os autores e seguidores dessas teorias. As discussões entre as produções piagetianas e histórico-culturais (considerando aqui as produções de Vigotski, Luria e Leontiev, assim como de seus continuadores na ex-União Soviética e no Brasil) são bastante férteis e volumosas.
Já as discussões entre as produções dos soviéticos e wallonianas não são tão comuns assim. Em pesquisa realizada no portal de busca do Scielo pode-se comprovar essa escassez de produção, pois foi encontrado somente um artigo (Teixeira, 2003), cuja discussão é a periodização proposta pelos autores da França e URSS.
Assim sendo, entende-se como necessária a comparação - o que significa