Artigo Evasão escolar
(AUMENTANDO O APRENDIZADO E EVITANDO A EVASÃO)
Frederico D. Monticelli Siculi¹
Juliano Nunes de Farias²
Profª. Suelen Assunção Santos³
¹Acadêmico do Curso de Matemática Licenciatura da CESUCA – Faculdade Inedi, disciplina de Pratica de Ensino I, Profª Suelen Assunção Santos – 2013/1.
²Acadêmico do Curso de Matemática Licenciatura da CESUCA – Faculdade Inedi, disciplina de Pratica de Ensino I, Profª Suelen Assunção Santos – 2013/1.
³ Professora Orientadora.
2013/1
Resumo
A necessidade de um bom planejamento das aulas e de um currículo melhor estruturado faz parte do dia a dia dos professores que primam por aulas mais eficientes.
Buscar nos regimentos e no planejamento mediante pesquisa em campo, com alunos, professores e coordenadores, alternativas e ideias para desenvolver planos de aula com uma estrutura que possua sequência didática e ao mesmo tempo chame a atenção e o interesse do aluno foi o foco nesta pesquisa.
Realizadas as observações, e entrevistas, descobrimos que os alunos gostariam de serem ouvidos sobre assuntos relacionados à matéria do currículo, Porém, professores em sua maioria, não os questionam sobre esse assunto e muitos preservam o plano de aula por anos sem atualiza-lo. Alguns admitem que quando horizontalizam sua relação com os alunos e questionam sobre seus interesses e sobre o desenvolvimento da aula, obtem melhores resultados. Palavras chave: Planejamento; Plano de aula; Pesquisa de Campo; Aprendizado; Evasão.
Introdução
Muitos professores atribuem o baixo rendimento e a evasão dos alunos a falta de interesse dos mesmos e a fatores externos a sua maneira de conduzir a aula.
Devido ao baixo rendimento e a evasão dos alunos do ensino médio das escolas públicas, elaboramos está pesquisa no intuito de verificar e comprovar que aulas bem planejadas e elaboradas para atrair a atenção do aluno (principalmente na disciplina da matemática, por ser considerada