Sociologia
O ESSENCIAL DA DIDATICA E O TRABALHO DE PROFESSOR EM BUSCA DE NOVOS CAMINHOS
A professora precisa ter uma maneira acertada de ensinar os alunos, pois como tudo que é novo é diferente; a criança necessita de atenção, e sendo assim o aprendizado para ela fica mais fácil.
Nunca esquecemos a primeira professora, assim será com o aluno que tiver uma boa didática. Há diversos tipos de professores, os tradicionais que contentam em transmitir a matéria que está no livro didático, suas aulas são sempre iguais independente da idade ou das características sociais de cada
Aluno.
O aluno tem que memorizar o que o professor fala decorar a matéria e mecanizar fórmulas. O aluno com uma aprendizagem de qualidade desenvolve raciocínio próprio, consegui resolver seus próprios problemas dentro e fora da escola, sabe aplicar o conhecimento em situações novas e diferentes.
Os professores progressistas várias bastante o método de ensino, trabalha de acordo com as necessidades de cada aluno. A aprendizagem significa a elaboração dos conhecimentos pela atividade mental do aluno. Muitos professores não sabem com ajudar o aluno através de uma atividade mental, elaborar de forma consciente e independente o conhecimento. As atividades por eles organizadas não levam os alunos a pensar; a terem habilidades e capacidades mentais para lidarem de forma criativa com os conhecimentos que vão assimilando.
Na perspectiva histórico-social, o objetivo do ensino é o desenvolvimento das capacidades mentais e da subjetividade dos alunos através da assimilação consciente e ativas do conteúdo. O aluno constrói, elabora, seus conhecimentos, métodos de estudos, sua afetividade, com ajuda do professor.
O professor aqui é um parceiro mais experiente na conquista do conhecimento. O papel do ensino – do professor é mediar a relação de conhecimento que o aluno trava com objetos de conhecimentos e consigo mesmo, para construção de sua aprendizagem. A sala de aula é o lugar de