Principais sistemas [bio]
O sistema esquelético sustenta, protege os órgãos internos, armazena minerais e íons e produz células sanguíneas.
O crânio é a estrutura mais complexa do esqueleto, compreendendo o neurocrânio, que protege o encéfalo, e o esplancnocrânio, que forma a face.
A coluna vertebral sustenta o corpo, é constituída por 33 vértebras.
Os músculos, tendões e ossos produzem diversos tipos de movimentos através do trabalho que realizam em conjunto nos pontos onde existem articulações.
Os músculos são constituídos pelas fibras musculares, células alongadas ricas em miofibrilas de proteínas, responsáveis pela contração muscular. Ao se contrair, o músculo ocasiona movimento do corpo ou de órgãos internos. O sistema nervoso é responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. O neurônio é a unidade funcional deste sistema. O neurônio é a unidade funcional do sistema nervoso. Os neurônios comunicam-se através de sinapses; por eles propagam-se os impulsos nervosos. Anatomicamente o neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio. A transmissão ocorre apenas no sentido do dendrito ao axônio.
O cérebro está relacionado com a maioria das funções do organismo como a recepção de informações visuais nos vertebrados, O cerebelo é responsável pelo controle motor, A função da ponte é transmitir as informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral. O bulbo tem a função relacionada com a respiração e é considerado um centro vital. O sistema reprodutor é um termo aplicado a um grupo de órgãos necessários ou acessórios aos processos de reprodução. As unidades básicas da reprodução sexual são as células germinais masculinas e femininas.
Fecundação; Os espermatozóides depositados no fundo da vagina no ato sexual,