Bios - Computação
No IBM PC compatíveis computadores, o sistema Basic Input / Output (BIOS) , também conhecido como o BIOS do sistema ou ROM BIOS é um facto padrão definição de um firmware interface. O nome originado do Basic Input Output System usado no CP / M sistema operacional (lançado em 1976), onde o BIOS foi carregado do disco, com apenas um pequeno programa gerenciador de inicialização armazenado na memória só de leitura.
O software de BIOS é construído no PC , e é o primeiro código executado por um computador quando ligado ("firmware de inicialização '). Quando o PC é iniciado, o primeiro emprego para o BIOS é o power-on self-test , que inicializa e identifica os dispositivos do sistema, como o CPU , memória RAM, placa de vídeo , teclado e do mouse , unidade de disco rígido , unidade de disco óptico e outro hardware . O BIOS então localiza boot loader software realizada em um dispositivo periférico (designado como um "dispositivo de boot '), tal como um disco rígido ou um CD / DVD , e carrega e executa o software, dando-lhe o controle do PC. [ 2 ] Este processo é conhecido como boot , ou iniciando-se, que é curto para a inicialização .
BIOS software é armazenado em um não-volátil ROM chip na placa-mãe . Ele é projetado especificamente para trabalhar com cada modelo de computador, a interface com vários dispositivos que compõem o chipset complementar do sistema. Em sistemas modernos, o conteúdo de chip da BIOS pode ser reescrito sem removê-lo da placa-mãe, permitindo BIOS software a ser atualizado no lugar.
A BIOS tem uma interface de usuário (UI), normalmente um sistema de menu acessado pressionando uma tecla específica no teclado quando o computador é iniciado. Na interface do usuário BIOS, o usuário pode: configurar o hardware definir o relógio do sistema ativar ou desativar os componentes do sistema selecionar quais dispositivos são elegíveis para ser um dispositivo de boot potencial definir a senha vários avisos, como uma senha para garantir o acesso