Configuração da BIOS ( Informática)
1 – Aceder ao programa de configuração da BIOS (CMOS)
Na maioria das placas principais, para aceder ao programa de configuração da BIOS basta premir a tecla ‘Delete’ aquando do arranque do computador. Procure uma indicação do tipo “Press ‘Del’ to enter BIOS setup”, logo no arranque do computador. Caso não descubra a tecla procure no manual da sua placa principal uma referência ao programa de configuração da BIOS (CMOS).
Existem no mercado diversos fabricantes de Bios, sendo os mais utilizados a Bios da Award e a Bios da AMI.
Neste exercício é utilizado a Bios da AWARD, mas o procedimento da configuração da Bios dos diversos fabricantes é bastante similar.
2 – Usar a opção de configuração automática
O programa de configuração da BIOS não é nada mais que uma longa sucessão de perguntas de múltipla escolha, para as quais devem ser fornecidas respostas. É na BIOS que são armazenadas informações vitais de funcionamento do computador.
A opção de configuração automática permite que de uma forma automática sejam configuradas as respostas
(excepto as do Standard Cmos setup) da melhor forma possível. Este comando pode aparecer com diversos nomes: •
Autoconfiguration with Bios defaults;
•
Load Bios defaults;
•
Load Fail safe settings;
•
Etc.
Escolha a opção de auto configuração da Bios e prima a tecla ‘Enter’. Para confirmar que deseja realmente activar a opção de auto configuração prima a tecla ‘y’ seguida de ‘enter’ no quadro que aparecer.
1
3 – Acertar a Data e Hora
Quando uma placa principal é nova, normalmente não está com a Data e Hora correctas. Escolha a opção
“Standard Cmos setup” do menu principal do programa de configuração da BIOS e acerte a data e hora. Basta usar as setas de cursor para seleccionarmos o campo a ser alterado e as teclas ’+’ e ‘-‘ ou ‘Page up’ e ‘Page down’ para efectuarmos as alterações desejadas. Na parte inferior do quadro “Standard Cmos setuo” estão
indicadas