Vigotski
Lev Semenovich
Vygotsky.
1896-1934
Foi um psicólogo bielorusso descoberto nos meios acadêmicos ocidentais depois de sua morte aos 38 anos.Pensador importante foi o pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em funções das interações sociais e condições de vida. “O processo de ensino-aprendizagem inclui sempre aquele que ensina e a relação entre as pessoas.” (Vygotsky)
Acredita que o aprendizado começa muito antes das crianças frequentarem a escola, por exemplo, quando elas assimilam os nomes de objetos em seu ambiente, ela está aprendendo.
As três principais teorias de Vygotsky que discutem a relação entre aprendizado e desenvolvimento:
1ª Desenvolvimento é independente do aprendizado:
O
desenvolvimento é visto como um processo maturacional, ou seja, a criança necessita de certo nível de desenvolvimento para aprender.
Exemplo: Não adianta ensinar a ler uma criança de três anos se o seu nível de desenvolvimento ainda não é adequado à tarefa imposta, aprender a ler.
O aprendizado é algo externo, que não atua ativamente no processo de desenvolvimento. 2ª Aprendizado é desenvolvimento: Aprendizado
e desenvolvimento são simultâneos, desta forma enquanto a criança se desenvolve ela aprende e do aprender se desenvolve.
3ª Aprendizado e desenvolvimento são processos diferentes que interagem.
Para
Vygotsky esta teoria traz em sua bagagem três novos aspectos:
1 – Combinação de dois pontos de vista considerados opostos, maturação e aprendizado. 2 – Maturação e aprendizado são mutuamente dependentes e interagem entre si constituindo o desenvolvimento. O processo de maturação prepara e torna possível um processo específico de aprendizado. O processo de aprendizado, então, estimula e empurra para frente o processo de maturação.
3– A importância atribuída ao aprendizado no desenvolvimento da criança.
“Aprendizado é a aquisição de muitas capacidades especializadas para pensar sobre várias coisas. Assim,
por