Vigilância Sanitária
1- Entre 35 mil crianças nascidas em hospitais de uma determinada região, todas examinadas em berçário, foram encontradas 70 com anomalias congênitas graves. Calcule o coeficiente respectivo. Trata-se de prevalência ou incidência?
2- A figura abaixo mostra o início e o término de oito episódios de uma doença infecciosa de evolução aguda, em uma escola, no período de cinco semanas de observação. Admitindo-se que esses casos novos provêm da vigilância continuada de um grupo composto por 200 crianças, responda:
a) Qual a taxa de incidência no período?
b) Qual a taxa de prevalência no início da segunda semana?
c) Qual a taxa de incidência na segunda semana?
d) Qual a taxa de prevalência no início da terceira semana?
e) Qual a taxa de incidência na quinta semana?
CASOS 1 2 3 4 5 6 7 8
SEMANAS
1ª
2ª
3ª
4ª
5ª
3- No ano de 1992, foram detectados 473 casos novos de hanseníase nos serviços de saúde do Distrito federal. No final daquele ano, um total de 2563 estava em tratamento, incluindo os mais antigos e os em que se descobriu, recentemente, serem portadores do bacilo de hansen. Tomando-se estes números para os devidos cálculos e admitindo-se uma população de 1.500.000 habitantes, calcule as respectivas taxas de incidência e prevalência.
4- Calcule a taxa de incidência de uma determinada neoplasia, cujo coeficiente de prevalência é de seis casos por 100 mil habitantes e a média de duração da doença é de dois anos.
5- No ano de 1895, veio ao Rio de Janeiro o navio em passeio. Algumas semanas depois, um tripulante adoeceu de febre amarela, e a doença se alastrou rapidamente. Quando cessou a epidemia, das 340 pessoas da guarnição restavam apenas 106 vivas, das quais sete não haviam sido afetadas. Calcule:
a) Coeficiente de incidência
b) Coeficiente de mortalidade
c) Coeficiente de